Com o aumento da demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis, a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) desponta como uma técnica fundamental para reduzir o uso de fertilizantes químicos e promover a saúde do solo. A FBN permite que as plantas capturem o nitrogênio presente na atmosfera e o convertam em uma forma utilizável, beneficiando tanto o agricultor quanto o meio ambiente.
A ANPII Bio (Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos) oferece gratuitamente um curso online sobre FBN, que já impactou mais de 4.500 alunos desde 2020. Atualizado em 2023, o curso inclui novos dados de pesquisas e tecnologias emergentes, como a coinoculação com Azospirillum, mostrando resultados expressivos em culturas como a soja e outras gramíneas.
O que é a FBN e por que ela é importante?
A FBN aumenta a produtividade das lavouras, reduz emissões de gases de efeito estufa e contribui para o sequestro de carbono. Segundo Solon Cordeiro de Araújo, Conselheiro Fundador da ANPII Bio, “o uso de insumos biológicos aliado às boas práticas de manejo não é apenas sustentável, mas também rentável para o agricultor.”
O curso aborda temas como:
- O papel do nitrogênio no solo;
- Processos de fixação em leguminosas;
- Uso e manejo adequado de inoculantes;
- Resultados científicos e tecnologias emergentes.
Benefícios para os participantes
Os inscritos aprendem desde conceitos teóricos até aplicações práticas, incluindo o correto armazenamento e uso de inoculantes, o que potencializa os resultados no campo. “Aprendi sobre a importância dos microrganismos na agricultura e como eles ajudam a aumentar a produtividade e reduzir o uso de adubos químicos”, destaca Carlos Alcides Villalba, mestrando na USP-ESALQ e participante do curso.
Para quem é o curso?
Com linguagem acessível, o curso é voltado para estudantes de agronomia, biologia e técnicos ligados ao agronegócio, mas também beneficia agricultores e consultores que buscam aprimorar suas práticas.
Disponível em vídeo e com materiais complementares em PDF, o curso já conta com participantes de diversas regiões do Brasil e até do Paraguai, mostrando sua relevância internacional.